Arquivo da FAFIUV

Os documentos são importantes como um investimento intelectual para a aprendizagem, ao mesmo tempo que, para o historiador, são a fonte principal, a matéria prima, através da qual escrevem a história. (FONSECA, 2003, p. 328).

A Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória e o Colegiado de História, tendo um Arquivo Histórico com a finalidade de guarda e preservação de documentos, dedica-se agora publicizar o acesso a esse acervo, que consta de materiais doados a instituição das mais diversas fontes.

Entendemos que as atividades de leitura, transcrição e digitalização dos instrumentos de pesquisa, oferecem muitas contribuições ao Colegiado, ao Arquivo e aos acadêmicos do curso de História, que estarão em contato com a fonte primária, tornando-as inteligíveis e de fácil acesso a comunidade, preservando assim a história da nossa comunidade local, através da guarda desta documentação, disponibilizando-os para a pesquisa. A digitalização dos instrumentos de pesquisa possibilita também a preservação dos originais evitando o manuseio constante para pesquisa.

O contato com as fontes primárias, o serviço prestado a comunidade, o aprendizado através das atividades realizadas, estarão proporcionando uma tomada de consciência do valor histórico destes documentos. Assim nos uniremos no esforço da preservação da memória, da histórica local, despertando nos acadêmicos o interesse e a preocupação pela busca e preservação dos documentos e a FAFI estará cumprindo seu papel social.

Como historiadores e pesquisadores, precisamos estar conscientes da importância da documentação histórica e sua preservação, para que sirva de fonte para construção das identidades. Isso porque a cidadania e a identidade de uma comunidade se fundamentam no conhecimento e compreensão de sua história.

O Arquivo Histórico que tem entre seus objetivos a preservação do patrimônio histórico e cultural da sociedade local, para viabilizar a pesquisa, vê no Arquivo da FAFIUV uma fonte histórica importante para o pesquisador conhecer e produzir conhecimento sobre a História local; e assim a FAFI estará cumprindo sua missão histórica, cultural e social de preservar, divulgar e promover a difusão da informação para o exercício da cidadania.

Referências
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. Campinas: Papirus, 2003.


Prof. Dr. André Bueno